dia nacional do fusca

VÍDEO E FOTOS: Dia Nacional do Fusca, uma tradição familiar que virou paixão

Thays Ceretta

Fotos: Janio Seeger (Diário)
Rodrigo (à esq), Eider e Marco são apaixonados por carros antigos

Um carro antigo, querido por todos e que completou 60 anos este mês. O Fusca faz parte da história do Brasil e por isso recebeu a honraria de ter um dia em sua homenagem. Em 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. A data marca o início da produção nacional do carro popular da Volkswagen no país.  

É difícil alguém não ter uma história para contar em que este tradicional e simpático carro, não esteja presente. A maioria das pessoas que compram ou que ganham um Fusca é porque a paixão foi passada de geração para geração. E às vezes vai mais além disso. Três amigos, que também são apaixonados pelas carangas e se conheceram por causa delas, decidiram largar seus empregos para montar uma empresa.

Rodrigo Luz, 36 anos, é formado em Ciências Contábeis e trabalhava há 12 anos em uma metalúrgica. Ele subiu de cargo e levou primo para trabalhar junto. Depois de algum tempo, decidiram colocar em prática um projeto que estava na gaveta. Foi ai que eles deixaram o emprego fixo para trabalhar com carros antigos.

_ Por manter contato com quem dava cursos de restauração de carros antigos em São Paulo, no final de 2017 ficamos sabendo que teria a última turma. Foi aí que largamos os empregos na cara e na coragem, em janeiro do ano passado, fizemos o curso e montamos a empresa Old kuston Company e chamados o Marco que já trabalhava em casa para ser nosso sócio _ conta Rodrigo que trabalha como funileiro.


Domingo é dia de festa no distrito de Santo Antão

Rodrigo e Eider, são primos, eles e o Marco tem em comum a paixão por Fusca que passou de geração para geração. Todos usam os veículos como carro de passeio. Os primos, lembram na época em que o avô, falecido há cerca e 15 anos, trabalhava em casa com os carros antigos.

_ O vô estava sempre trocando e carro, o prazer dele era pegar o carro antigo, arrumar e vender, isso tudo por hobbies. A garagem sempre estava cheia de peças, a gente ajudava e saia junto com ele. Hoje, estamos unidos fazendo quase a mesma coisa. Estamos felizes, a empresa está dando certo, tem bastante gente nos procurando tanto de Santa Maria como da região _ analisa líder Bayer 25 anos, funileiro.

Em 2019 a empresa dos amigos completa 1 ano. É em um galpão, o Bairro Tomazetti que o trio trabalha. O fusca do mecânico Marco Grings, 36 anos, faz parte da história da família há 30 anos.

_ Comecei a mexer com os carros há uns cinco anos, trabalhava meio expediente trabalhava na empresa e o outro na garagem da minha casa. Faço isso mais, para manter essa tradição. Meu pai nunca teve outro caro a não ser o Fusca e eu lembro de passear e viajar bastante para visitar a família quando eu era criança _ recorda Marco.

Os amigos apelidaram as carangas de Zóião, Barata e Tcheco. O trio faz parte do grupo Katraminados. Todas as quartas-feiras o grupo se reune para conversar e expor as preciosidades. Alguns do grupo, já viajaram por várias cidades do Estado e fora do país para expor os veículos. Foi em um desses encontros que o Marco conheceu a namorada. Priscila de Mattos, 32 anos, é educadora física e mora em Porto Alegre, mas a paixão por carros antigos fez ela participar de eventos em Santa Maria e unir ela e o Marco.

_ Meu pai sempre me incentivou a saber a marcas dos carros, foi assim que eu me apaixonei por carros antigos, principalmente os fuscas. Em maio de 2018 pintou um clima e nos apaixonamos. Vai fazer 10 anos que lê tenho o Zóinho, apelido que dei para meu Fusca cinza ano 76 _ lembra Priscila. 

Caixas não empacotam mais mercadorias em hipermercado de Santa Maria

A HISTÓRIA DO FUSCA

O Fusca foi o primeiro grande sucesso da indústria automotiva brasileira. Lançado no início de 1959, ele encerraria aquele ano como o carro mais vendido do país.

O veículo criado pelo alemão Ferdinand Porsche lançado em 1935, foi chamado de Volkswagen, ou carro do povo, na Alemanha. No Brasil, a produção começou em 1953 com peças importadas.

A fabricação brasileira começou em 1959 e foi até 1986.. Em 1993, o Fusca voltou à linha de produção e a nova fase durou até 1996. No total foram fabricados 3,3 milhões de Fuscas. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades.


Rodrigo Luz, 36 anos

  • era comprador de suprimentos em uma mecânica, agora é funileiro
  • é o 3º fusca adquirido, apelidado de Barata
  • cor - verde
  • modelo/ ano - 1970

Eider Bayer, 25 anos

  • era motorista - agora é funileiro
  • é o 3º fusca adquirido - apelidado de Tcheco
  • cor - azul
  • modelo/ano - 1967

Marco Grings, 36 anos

  • era eletricista - agora é mecânico
  • é o 1º fusca adquirido - apelidado de Zóião
  • cor - vermelha
  • ano/modelo - 1976


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chuva continua até o final de janeiro na região em volume menor Anterior

Chuva continua até o final de janeiro na região em volume menor

Linhas de ônibus que passam pela Faixa Velha vão cruzar sobre novos viadutos Próximo

Linhas de ônibus que passam pela Faixa Velha vão cruzar sobre novos viadutos

Geral